Monday, April 8, 2019

5 doenças de crianças que se curam sem antibióticos


A diarréia, gripe e o resfriado são causadas por vírus, portanto, se curam sozinhas. A otite e amigdalite sozinho, às vezes, são causadas por bactérias, nesse caso, tratam-se com antibióticos.

A diarreia

A diarreia pode ser causada por um vírus, uma alergia, uma intolerância alimentar... Mas mesmo as causadas por bactérias se curam sozinhas em poucos dias. O tratamento da diarréia é a reidratação com soro oral e dieta normal.

Apenas em casos muito específicos (normalmente diarreias graves em que o paciente está internado e foi feito uma cultura de fezes) é conveniente usar um antibiótico. Em outros casos, os antibióticos são inúteis, prejudiciais e perigosos.

Mais informações: Tem diarreia, o que eu faço?

Normalmente dá febre alta, dor de cabeça, mal-estar intenso, dor em todo o corpo (o trancazo"). Os antibióticos são úteis apenas se ocorrer uma complicação bacteriana, como uma pneumonia. Mas olho, tomar antibióticos antes não impede que se produza a pneumonia.

Mais informações: Gripe em crianças, como tratá-la?

O resfriado

O frio não é o mesmo que a gripe. Daí a queixa tão estendida, me vacuné de gripe, mas eu peguei uma gripe igual". Claro: a vacina não previne a constipação.

Apesar do nome, a gripe ( ranho e tosse , sem febre) não é produzido pelo frio, mas por um vírus. Por dezenas de vírus diferentes (e por isso, enquanto apenas passamos a gripe, uma vez por ano, podemos resfriarnos muitas vezes).

As crianças, como não foram resfriado antes, não estão imunizados, e os atacam todos; o primeiro ano de cole costuma ser tremendo.

Os antibióticos não fazem nada no frio; nem curta, nem alívio, nem evitam possíveis (e raras) complicações.

Os ranho costumam ir mudando de cor ao longo do processo: transparentes-branco-amarelo-verde. O muco verde é normal em um resfriado, e não há que tratá-lo com antibióticos.
La faringitis (anginas")

A maior parte das faringite (dor de garganta) são virais, e, portanto, não há que tomar antibióticos. As bactérias (estreptococos) o antibiótico não é dada para curar a doença que se cura sozinha, e o tratamento apenas apenas diminui um pouco o processo), mas para evitar possíveis (e muito raras) complicações, como a febre reumática, a glomerulonefritis (deficiência do rim).

Hoje em dia recomenda-se fazer um esfregaço da garganta (cultivo de uma amostra) para detectar a bactéria antes de dar antibióticos.

E quando a criança tem tosse, ranho, rouquidão, feridas (aftas) na boca tem menos de três anos, nem sequer há que fazer um esfregaço: são vírus, e não há necessidade de tratamento.

A otite

As otite, embora sejam bacterianas, se curam sozinhas em poucos dias. Os antibióticos apenas aceleram um pouco no processo, por isso que hoje em dia são reservados para crianças menores de dois anos para os que levam vários dias, com febre.

Verificamos que você tem bloqueador de publicidade. Trabalhamos para oferecer a melhor e mais completa informação sobre animais de estimação. Vamos continuar a fazê-lo.

No comments:

Post a Comment